Sistema Heliprobe® - um teste rápido, fiável e indolor

Diagnóstico preciso em minutos

O sistema Heliprobe® é um teste respiratório de ureia 14C perfeitamente adequado para o diagnóstico primário e para confirmação da erradicação da infeção por Helicobacter pylori, após o tratamento. É um sistema de teste fiável, seguro e económico, composto por três componentes - HeliCap™, BreathCard™ e o analizador Heliprobe®.

Sistema Heliprobe®- Um método com vantagens únicas

  • Conveniência – Fácil de usar, junto ao paciente, sem necessidade de envio para análise
  • Conforto – Indolor, sem tubos gastroscópicos invasivos
  • Rapidez – Amostras prontas para análise em apenas 10 minutos e resultado final disponível em 5 minutos

O teste mais fiável, é também o mais fácil de usar

Heliprobe® é um sistema de teste fácil de usar, tanto por pacientes como por profissionais de saúde. Não é necessária nenhuma formação específica ou experiência. O resultado do teste fica disponível no local 15 a 20 minutos após a ingestão da HeliCap™. Esta cápsula contém 1 μCi de ureia marcada com 14C. A dose radioativa é muito baixa - significativamente inferior a uma dose normal de raios-x.

Heliprobe®

Como funciona o sistema Heliprobe® no paciente

Com o estômago vazio, o paciente ingere a cápsula HeliCap™, contendo ureia marcada com 14C.
A cápsula desintegra-se rapidamente no estômago e a ureia 14C é dissolvida.
Na presença de Helicobacter pylori, a Ureia 14C é metabolizada em dióxido de carbono e amoníaco pela enzima urease, produzida pelo Helicobacter pylori. Os isótopos 14C disponíveis são transportados para os pulmões, onde são exalados e capturados na amostra. Uma resposta positiva evidencia de forma conclusiva que o paciente está infetado com Helicobacter pylori.

Sistema Heliprobe® - Simplesmente engula e exale

helicobacter pylori

Controlo terapêutico de H. pilory de acordo com as diretrizes

O diagnóstico e a terapia de infeções pela bactéria gástrica Helicobacter pylori são práticas comuns em´gastroenterologia. No entanto, a terapia falha habitualmente em 10 - 15% dos pacientes.
Razões: aumento da resistência a antibióticos, falta de adesão, descontinuação da terapia devido a efeitos colaterais e tabagismo.
As diretrizes nacionais e europeias para o diagnóstico e tratamento da infeção por Helicobacter pylori consideram o teste para confirmação da erradicação como parte integrante do conceito de terapia!
As razões lógicas para a confirmação da erradicação por meio do teste respiratório de ureia também se aplicam a práticas de clínica geral com baixo número de pacientes!

  • Risco relativamente alto de insucesso da terapia.
  • Consultas de acompanhamento sem elevados gastos e equipamento técnico.

A primeira escolha recomendada para confirmação da erradicação, é o teste respiratório de ureia

Diagnóstico > Tratamento de erradicação > Confirmação da erradicação