Recomendação ERSAR - Método Alternativo Enterolert-DW/Quanti-tray
|
A Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos (ERSAR) publicou recentemente a Recomendação ERSAR 2/2025, dirigida aos laboratórios que realizam os ensaios de controlo da qualidade da água destinada ao consumo humano com recurso aos métodos analíticos especificados ou alternativos. Esta recomendação
estabelece o método ENTEROLERT-DW*/QUANTI-TRAY® como método alternativo para a pesquisa e quantificação de enterococos intestinais em águas para consumo humano.
Um estudo nacional, sobre a equivalência de métodos para a pesquisa e a quantificação de enterococos intestinais, que comparou o método de referência pela norma EN ISO 7899-2 com o método alternativo ENTEROLERT-DW*/QUANTI-TRAY®, comprova que os resultados obtidos por este são tão fiáveis como os obtidos pelo método especificado no diploma legal.
Os resultados estatísticos apresentados no estudo nacional cumprem com os critérios estabelecidos na norma EN ISO 17994 relativa à equivalência de métodos analíticos, concluindo que os dois métodos considerados são estatisticamente equivalentes.
|
|
|
|
|
|
|
|
Se não conseguir visualizar corretamente esta comunicação, clique aqui. Caso não pretenda receber mais a nossa newsletter, responda a este e-mail com o assunto 'remover'.
|
|